Tropa Sênior Guia Lopes 002/RS

A nossa Tropa Sênior faz parte do Grupo Escoteiro Guia Lopes 002/RS, região de Porto Alegre. A nossa sede encontra-se na ilha do Pavão e temos como nossa mantenedora o clube Grêmio Naútico União. Compondo a nossa Tropa temos duas patrulhas Seival e Açorianos.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!

sábado, 6 de setembro de 2008

Barracas e Abrigos

Barracas
Há vários modelos, formas e tamanhos de barracas, desde a canadense, usada para camping ou iglu, usada em deslocamentos. Os tamanhos são baseados de acordo com a quantidade de pessoas que podem dormir: 2, 3, 4, 6.. Uma boa barraca deve ser leve, resistente, bem vedada contra água e insetos, deve poder nos isolar razoavelmente da temperatura externa e ter a alternativa de ser bem arejada.

Barraca Iglu: Em forma de domo, confeccionada com tecidos sintéticos como nylon, é atualmente a mais utilizada. Fabricada em diversos tamanhos que permitem inclusive que se fique em pé no seu interior. Bastante leves, pois são estruturadas por varetas de fibra ou alumínio, são fáceis de armar. Deve-se dar preferência as que possuem teto duplo com a parte superior em tecido reflexivo na cor prateada para diminuir a absorção do calor na exposição a luz solar.

Barraca Iglu

Barraca Canadense: No formato de um V invertido é a mais apropriada para utilizar em regiões quentes, pois possui a parte interior, a barraca propriamente dita, com telas que permitem a entrada de ar e o sobreteto que se pode regular para maior ou menor entrada de vento. Uma das melhores qualidades é que encontra-se muitos modelos em que se pode permanecer em pé. A estrutura usa ferragens que são um pouco pesadas mas é muito fácil de armar. Os fabricantes estão aperfeiçoando as ferragens utilizando materiais mais leves. São fabricadas atualmente em nylon ou plástico revestido com algodão.


Barraca canadense

Espeques ou Estacas: serão cravados no solo de modo a construírem uma boa ancoragem; o ângulo do material a ser cravado no solo e de 45 graus em relação ao terreno.

Piso da Barraca: é necessária uma boa impermeabilização. A irradiação do calor terrestre traz sempre umidade pela evaporação. As paredes da barraca devem estar ajustáveis ao solo, para que não haja corrente de ar e não entrem pequenos animais(alguns perigosos).

Como armar sua barraca:
BARLAVENTO - é o lugar onde sopra o vento.
SOTAVENTO - é o lugar para onde vai o vento.
A barraca deve ter a porta de entrada voltada para o sotavento, para evitar maiores prejuízos. Pode-se verificar com facilidade a direção do vento: movimento da copa das árvores, soltando no ar: folhas, pedaços de papel, um pouco de pó, umedecendo o dedo e notando de que lado ele esfria mais depressa. A insolação da barraca é indispensável, assim como seu arejamento. Antes de erguer a barraca, limpe o terreno, removendo quaisquer pedras e nivelando lombadas na superfície. Então estenda a barraca com a entrada a sotavento da brisa. Fixe os cantos imediatamente. Finque as estacas firmemente, mas não tanto para vergá-las. Se o solo for muito rochoso ou duro para usar as estacas, amarre os estirantes da barraca em pedras grandes. Deve haver uma camada isolante de ar entre a barraca e o sobreteto. Não deixe que eles se encostem, senão condensação pode se formar no interior da barraca, resultando em poças d'água no perímetro do chão. Procure manter o piso da barraca sempre limpo e seco. Antes de montar, abra um pedaço grande de plástico, que ficará sob a barraca. Quando a barraca estiver montada sobre o pedaço de plástico, dobre as abas que sobraram para baixo. Isso ajudará manter tudo seco. Senão o plástico se transformará em canais de água, trazendo a chuva para dentro.

Permitindo o arejamento da barraca:
Deve estar colocada de modo a receber os raios solares, de preferência pela manhã, ou pelo menos durante seis ou oito horas. Por outro lado, sua fixação deve possibilitar o levantamento das abas ou extremidades durante o dia, para que o movimento do ar retire a umidade decorrente da evaporação do solo. Não estando chuvoso o tempo, todo material existente no interior da barraca deve ser inteiramente exposto ao sol.

Escolhendo o Local
Não se deve armar barracas em terrenos em declives fortes (grandes inclinações), cabeça de morro ou crista de serra, em solo úmido e argiloso, em que possa formar poças de lama, ou em terreno perigoso em que a irregularidade de fincar estacas e espeques acabe prejudicando o trabalho de instalação. Os terrenos arenosos exigem cuidados especiais na fixação dos espeques ou estacas para maior segurança da barraca.

Enchentes
Evite acampar em terrenos baixos, ou em baixadas entre morros. Águas de enchente são um perigo em áreas montanhosas, onde uma tempestade pode transformar um córrego tranqüilo numa enxurrada, em horas. Mesmo no ambiente mais seco, nunca arme acampamento diretamente em um leito de rio - você pode ser vítima de uma enchente-surpresa.

Curva do rio
Evite armar sua barraca perto da curva interna de um rio: o terreno ali, geralmente, é mais baixo que o da curva externa, sendo vulnerável a alagamentos. Bancos de cascalho se acumulam nas curvas internas, onde a água corre lentamente, e também contribuem para as inundações. Erga-a em um local plano e desmatado, que seja abrigado e bem drenado. Em tempo molhado, evite alagamentos: cave um canal circundando a base de sua barraca que escoa para baixo.

Dicas:
Antes de sair para o acampamento, arrume um lugar para erguer a sua barraca e garantir que ela esteja em ordem. Você deve ser capaz de armá-la rapidamente em uma nevasca ou ventania. Aprenda a fazer as coisas depressa, fincando tudo antes de inserir as varetas e ajustar os tirantes. Antes de erguer a barraca, limpe o terreno, removendo quaisquer pedras e nivelando lombadas na superfície. Então estenda a barraca com a entrada a sotavento da brisa. Fixe os cantos imediatamente. Finque as estacas firmemente, mas não tanto para vergá-las. Se o solo for muito rochoso ou dura para usar as estacas, amarre os tirantes da barraca em pedras grandes. Deve haver uma camada isolante de ar entre a barraca e o sobreteto. Não deixe que eles se encostem, senão condensação pode se formar no interior da barraca, resultando em poças d'água no perímetro do chão. Procure manter o piso da barraca sempre limpo e seco. Antes de montar, abra um pedaço grande de plástico, que ficará sob a barraca. Quando a barraca estiver montada sobre o pedaço de plástico, dobre as abas que sobraram para baixo. Isso ajudará manter tudo seco. Senão o plástico se transformará em canais de água, trazendo a chuva para dentro.

Dentro da barraca
Organize a barraca para poder alcançar o maior número possível de coisas de dentro do seu saco de dormir. Só desempacote itens à medida que for usando-os. e guarde novamente quando tiver terminado. A cabeça de quem dorme aponta para a porta, a fim de facilitar uma saída de emergência. As botas devem ficar no fundo da barraca (ou dentro do saco de dormir, para evitar que congelem em temperaturas abaixo de zero). Coloque as roupas na área central (as paredes laterais podem ter a condensação que se acumula). As roupas ou itens impermeáveis podem ficar nos cantos, uma vez que são menos afetados por poças de condensação.

Desarmando a barraca:
Antes de desarmar sua barraca, retire todo o material de seu interior e limpe-a completamente. Após desmontada, embale-a corretamente. Antes de guardá-la em casa, é necessários verificar se ela está totalmente seca e limpa. Caso seja necessário, limpe-a e coloque em lugar arejado para secar. Limpe os espeques e guarde-os junto com a barraca, tomando cuido para não rasgá-la. Com esses pequenos cuidados sua barraca sempre estará em ordem quando dela precisar. Abrigos A construção de um abrigo tem inúmeras finalidades, entre elas proteger-nos do frio, do sol ou da chuva, do vento, dos mosquitos e outros insetos. São variados os tipos de abrigos que podemos improvisar na mata, por isso, antes de decidir-se por qualquer um deles, é preciso que você tenha muito claro na sua mente se visa apenas abrigar-se por algumas horas ou se o lugar será utilizado para uma estada mais prolongada.

Os cuidados com a escolha do local:
Em lugares montanhosos, evite sítios muito altos, onde o vento representa muitas dificuldades. Evite o sopé de encostas íngremes, pois neste caso se corre o risco de ser atingido por avalanches ou por pedras que eventualmente despencarem. Além disso, a umidade do solo é o maior nesses pontos, assim como os mosquitos são mais freqüentes. Não construa nas proximidades de charcos e pântanos. Evite os locais sob árvores de grande porte ou de coqueiros. Evite os leitos secos dos rios, pois eles podem ser inundados em poucas horas, às vezes por chuvas caídas em locais distantes e nem percebidas por você.

Material Necessário:
Para se construir um abrigo, são necessários galhos resistentes, plásticos (na medida de 2m x 2m, ele abriga até três pessoas) ou telhados vegetais, estacas e cordas.

Como construir:
Arme a estrutura utilizando os galhos e unindo-os com cordas. No caso de falta de corda, faça um jogo de encaixe. Cubra com o plástico ou telhados vegetais. Para que o abrigo fique mais firme e seguro para os seus ocupantes, os paus da estrutura, podem ser fincados no chão. A entrada do abrigo deve ser orientada na direção contrária do vento. Faça valetas ao redor do abrigo, para permitir que a água escoe.

Telhados vegetais:
Amarre galhos horizontalmente à distância de um palmo um do outro sobre a estrutura do abrigo. As folhas de palmeira ou de bananeira, quando acessíveis, são as mais indicadas para cobrir essa estrutura e formar uma eficiente proteção. A inclinação do telhado deve ter no mínimo 45º, para permitir que a água escorra com rapidez.

0 comentários:

Escotismo, uma lição de vida